Clínicas Veterinárias do Município firmam parceria com a Prefeitura para castração de cães e gatos

Publicado em 13/09/2018 às 13:30 - Atualizado em 14/09/2018 às 16:05

O projeto de conscientização acerca da importância do controle populacional de cães e gatos realizado através da parceria entre a Prefeitura e a Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina-FUNOESC, mediante a LEI nº 4.435/18, já está surtindo resultados positivos. O projeto contempla diversas ações, uma delas é a castração gratuita de 200 animais até o final do ano, de famílias cadastradas no CADÚNICO (Instrumento do Governo Federal que caracteriza as famílias que tem a renda de até 3 salários mínimos), ou de animais de rua, desde que haja um lar temporário que auxilie na recuperação pós-cirúrgica.

As primeiras cirurgias foram realizadas em Agosto e de acordo com a Médica Veterinária do Município, Maria Angélica Soares, após as veiculações das notícias, inúmeras pessoas procuraram a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente afim de participar do projeto, contudo muitas delas não eram cadastradas no CADÚNICO. Mediante a essa situação, as quatro clínicas veterinárias do município (Bicho Mania, Só Bichos, Latidos e Miados e Pata e CIA), estão envolvidas e empenhadas em auxiliar na causa, e realizarão o procedimento com o preço de custo.

“Quem não é cadastrado no CADÚNICO, mas que a renda familiar seja de até 3 salários mínimos, pode entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e preencher um cadastro. Uma vez por mês enviaremos os cadastros para a comissão de avaliação, formada por quatro veterinários, se deferida a decisão, iremos entrar em contato. Quero agradecer as quatro clínicas que se disponibilizaram em fazer essa parceria, serão 16 cirurgias por semana, 4 em cada clínica”, explicou a veterinária.

Os valores serão acertados diretamente com as clínicas. Para cães fêmeas até 10 kg o valor será de R$ 350,00 e acima de 10 kg R$ 400,00. Para cães machos o valor é R$ 300,00. Para gatas R$ 300,00 e para gatos R$ 250,00, além da cirurgia a medicação também está inclusa. “Estou muito feliz pois agora trabalhamos com duas frentes de trabalho, uma em parceria com a Unoesc e outra agora com as clínicas. Acredito que a médio e longo prazo iremos diminuir a quantidade de animais de rua, problemas de mordedura e de abandonos. A população precisa se conscientizar, que os animais são seres sencientes, ou seja, têm sentimentos, sentem dor, frio, medo, fome e cuidar e pensar neles é uma questão humanitária”, concluiu Maria Angélica.

Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, falar com Maria Angélica, através do telefone (49) 3541-0117.