Programa “Bem Viver Idoso” é lançado em Campos Novos

Publicado em 26/09/2018 às 10:54 - Atualizado em 26/09/2018 às 10:54

Pensando em promover o bem estar, dignidade, respeito e qualidade de vida aos idosos do município, a Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS e Secretaria de Saúde lançaram na última Segunda-feira (24) o Programa “Bem Viver Idoso”, que visa levar informações para pessoas que estão na fase do envelhecimento e para seus familiares nas áreas de saúde, assistência social, segurança pública e garantia de direitos. O evento foi realizado no Centro de Convivência do Idoso Padre Quintilio Costini e contou com a participação de um público expressivo.

Em seu discurso, o prefeito Silvio Alexandre Zancanaro enfatizou que a administração está investindo nas crianças e trabalhando nas escolas sobre o cuidado e o respeito com o ser humano para que casos de negligência contra os idosos sejam cada vez mais extintos no município, uma vez que a criança pode transformar as futuras gerações. “Esse é um Programa que fortalece a importância da melhor idade, pois os nossos idosos já fizeram muito por nós no passado e precisamos retribuir. Agradeço a todos os envolvidos que estão engajados no fortalecimento da terceira idade camponovense”, afirmou.

Ainda em 2018, estão previstos mais dois encontros do Programa que acontecerão em duas comunidades do interior: Assentamento São José e Distrito Ibicuí.   O “Bem Viver Idoso” conta com parceiros importantes que auxiliam nas orientações: o Procon, a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI e a Secretaria de Esporte e Lazer.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Celina Maria Manfroi Cassiano Barros, o programa abordará temas sobre o cuidado, atenção e a importância da presença da família para que o idoso se mantenha ativo em todas as etapas de seu envelhecimento. “Estamos bem felizes com mais esse programa, pois vínhamos de casos recorrentes de abandono e negligência ao idoso e as equipes da Assistência Social e da Saúde já pensavam como poderíamos chegar às pessoas. O ‘Bem Viver Idoso’ não seria um sucesso se não tivesse o apoio dos nossos parceiros que estão focados em instruir as famílias”, explicou.

Na ocasião, um vídeo realizado pela equipe do CREAS foi apresentado, gerando comoção nos participantes. “Retratamos o clipe da música ‘Couro de Boi’ e conseguimos passar a nossa mensagem de conscientização contra o abandono da pessoa idosa, essa mensagem é forte, mas esperamos que seja transformadora, pois precisamos valorizar a importância e promover o amor e o cuidado com o idoso”, ressaltou a coordenadora, Dayse Layanne.