Nutrição
Nutricionistas e Educadores Físicos realizam avaliação física em mais de 2000 alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal

Publicado em 26/11/2018 às 14:28 - Atualizado em 26/11/2018 às 14:36

No início do segundo semestre de 2018, as nutricionistas do Departamento de Merenda Escolar, em parceria com os professores de educação física do município, realizaram a avaliação antropométrica em 2.040 alunos do Ensino Fundamental. Os professores coletaram as informações de cada aluno, como nome, sexo, data de nascimento, estatura e peso corporal, com o auxílio de fita métrica e balança digital eletrônica, respectivamente.

Foi feito o cálculo do índice de massa corporal (IMC) e a partir do resultado, utilizou-se a curvas da Organização Mundial da Saúde 2006 – 2007, segundo o IMC por idade para fazer a classificação do estado nutricional. Dos alunos avaliados, 64% apresentam eutrofia, ou seja, nutrição de boa qualidade, 5,25% apresentam magreza, 1,75% apresentam magreza acentuada, 9,25% foram classificados com obesidade, 18,25% com sobrepeso e 1,5% com obesidade grave.

Baseados nos valores indicados pelos gráficos, o Departamento de Merenda Escolar enviou sugestões para a melhora dos hábitos alimentares das crianças.  A Escola deve atuar como veículo fornecedor de informações e atividades relacionadas aos hábitos de alimentação saudável, sendo a educação nutricional uma importante estratégia, com a finalidade de promover uma melhor qualidade de vida a todas as crianças.

Em 2019, várias ações serão executadas em parceria entre as famílias e escola.