---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Setor de Endemias e Amplasc firmam parceria no combate ao mosquito da dengue em Campos Novos

Publicado em 11/02/2020 às 16:41 - Atualizado em 11/02/2020 às 16:41

Na tarde desta segunda-feira, 10/02, a equipe do setor de Endemias esteve reunida com o Engenheiro Agrimensor da Amplasc Murilo Milanez, para discutirem sobre uma nova estratégia para o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Febre Zika e Chikungunya. Durante a reunião foi firmada uma parceria entre as partes, que nos próximos dias darão início a um ciclo de ações com o uso de um drone da Amplasc, para mapear, identificar e tratar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O objetivo é observar a situação das empresas e residências, chegando às áreas de difícil acesso como calhas, caixas d´água, áreas abandonadas, entre outras, que possam impossibilitar o trabalho das agentes no combate à proliferação do mosquito.

Essa nova etapa não interfere nas demais ações desenvolvidas e também não substituem as inspeções periódicas da equipe de endemias. Ao todo são 113 armadilhas espalhadas pela cidade bem como nos demais P.E (Pontos Estratégicos), que são as borracharias, mecânicas e cemitérios.

A operação do drone auxiliará na identificação dos focos, e logo após estas informações serão repassadas para o Setor de Endemias. As ações começam pelo bairro Boa Vista, assim que todas as empresas forem comunicadas do sobrevoo do drone sobre suas empresas. Caso haja o registro de possíveis pontos de água parada ou outros fatores, será enviado um ofício ao proprietário para que o mesmo adote as medidas necessárias para resolver o problema.

Em 2019 foram encontrados 38 focos do mosquito da dengue só no bairro Boa Vista. Até a presente data apenas um foco foi registrado nesse bairro, o que mostra a efetividade e o comprometimento no trabalho desenvolvido pelas Agentes de Endemias de Campos Novos. Não há registro de pessoas infectadas pelo mosquito da dengue em nosso município e não está descartada a possibilidade de novas ações de combate naquela região.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar