Saúde
Secretária da Saúde esclarece dúvidas referente ao fim do programa “Mais Médicos”

Publicado em 12/02/2020 às 17:21 - Atualizado em 12/02/2020 às 17:21

Imagem Internet Baixar Imagem

Após 6 anos de atuação em Campos Novos, o programa “Mais Médicos” do Governo Federal está se encerrando. Os médicos enviados à cidade pelo programa, cumpriram os três primeiros anos e tiveram renovação máxima por mais três. Com isso, o município perde o vínculo dos profissionais que integravam o Programa.

Diferentemente do que se ouviu nos últimos dias, não partiu da administração municipal em tirar estes profissionais. De acordo com a Secretária de Saúde Mayara Serena, esta é uma condição a nível Brasil, e o contrato de emprego destes profissionais é com o Ministério da Saúde e não com o município. Quanto aos demais programas dessa natureza oferecidos pelo Governo Federal, Campos Novos não se enquadra nos critérios estabelecidos e não poderá integrá-los nesse momento.

Dra Paola e Dr Giovanni, que atendem respectivamente nas Unidades Básicas de Saúde (ESFs) do São Sebastião e Aparecida, fazem parte dessa realidade. Ambos estão desde o início do projeto em Campos Novos e prestam seus últimos serviços pelo programa. Eles já estão se desligando das atividades e o município já está buscando profissionais para estarem atuando nestas unidades.

A exemplo deles, os demais médicos que atuaram no Programa federal, podem ainda participar dos trâmites de contratação pública a nível municipal, mas isso depende da vontade dos próprios profissionais.

“A população nos questiona o porquê não continuar com estes profissionais nas referidas unidades de saúde. Isso não depende somente da Gestão Municipal, isso depende dos profissionais, eles têm outros compromissos, outros planos e projetos. Nós vamos estar realizando o processo seletivo para as ESFs em breve e eles poderão sim estar realizando a prova e serem contratados pelo município para continuar atuando por aqui”, explicou a Secretária.

O “Mais Médicos” é um programa que prestou um ótimo auxílio à população camponovense e os profissionais que por ele atuaram têm o reconhecimento de toda a população pelo trabalho prestado.