---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Agricultura
Reunião discute ações em prol da Saúde dos Trabalhadores Rurais

Publicado em 09/03/2020 às 16:49 - Atualizado em 10/03/2020 às 14:52

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 09/03, nas instalações da Secretaria de Agricultura, uma reunião que tinha como objetivo ajustar detalhes sobre as ações em prol da Saúde dos Trabalhadores Rurais do município de Campos Novos. Estiveram participando do encontro representantes do Senar e das Secretarias de Saúde e Agricultura, os quais, são os idealizadores do programa. O Sindicato Rural também participa do projeto, no entanto, não teve representante nesta reunião.

 

O primeiro encontro do ano do Programa Saúde do Trabalhador Rural projetou as ações dos próximos meses. Desta forma, ficou definido que a primeira ação da "Saúde da Mulher Trabalhadora Rural" vai acontecer na Comunidade do Rio Pardo, e na sequência será realizada um evento da "Saúde do Homem Trabalhador Rural" na região do Pinhal Preto.

 

Para as mulheres serão realizados os exames de Preventivo (teste rápido), aferição de pressão e teste de glicemia. As mulheres também terão acesso à uma Palestra com o tema (Câncer de Colo de Útero e Mama). Para os homens, além de uma palestra sobre o (câncer de próstata e pênis), serão realizadas coletas PSA (ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO) e Colinesterase. Os profissionais da saúde do município serão acompanhados por dois urologistas (viabilizados pelo SENAR).

 

Para as pessoas que tiverem interesse em participar do projeto, devem realizar suas inscrições com os técnicos da Secretaria de Agricultura que estarão passando nos próximos dias nas comunidades. As ações do "Mulher Trabalhadora" e "Homem Trabalhador" estão programadas para acontecer respectivamente nos meses de abril e maio.