Creas
CREAS de Campos Novos fará caminhada alusiva à campanha “Faça Bonito” - Proteja nossas Crianças e Adolescentes

Publicado em 15/05/2019 às 17:20 - Atualizado em 15/05/2019 às 17:50

Está prevista para a tarde desta quinta-feira (16) a caminhada alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O evento é promovido pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS. A saída acontecerá na frente da Prefeitura Municipal, a partir das 14 horas.

A coordenadora do Creas, Susane Dias, explicou que a mobilização envolve toda a sociedade. “A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil. Essa caminhada é com intuito de conscientização pelo fim da violência e toda a comunidade está convidada a participar”, disse.

Durante o mês de maio ações de prevenção e conscientização estão sendo realizadas. Susane explica que nos próximos dias um concurso de desenho será lançado e envolverá alunos do 6º ano das Escolas do Município. O resultado do concurso será divulgado no dia 24 de Setembro, Dia Estadual da campanha.

18 de Maio dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.
Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Por que falar em violência sexual contra crianças e adolescentes?

Por dois importantes motivos: Primeiro, porque a violência sexual contra crianças e adolescentes é uma prática que infelizmente ainda acontece em todo o Brasil. Segundo, para que o país supere essa grave situação, é preciso conhecer muito bem o problema. Isso vai ajudar você a proteger os direitos de crianças e adolescentes!

Denuncie

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o Conselho Tutelar, Delegacia de Proteção à Crianças, Adolescentes, Mulheres e Idoso- DPCAMI, Polícia Militar, Disque 100.

Informações Relacionadas

Assuntos