Educação
Administração Municipal integrará a Rede de Segurança Escolar da Polícia Militar

Publicado em 14/02/2020 às 15:03 - Atualizado em 14/02/2020 às 15:23

A convite do Comandante Geral da Polícia Militar, Capitão Macedo, na manhã desta sexta-feira, 14/02, foi realizada a apresentação do Programa Rede de Segurança Escolar. Trata-se de um programa institucional, criado pela PM, com o objetivo de garantir a tranquilidade e segurança no ambiente escolar e familiar de forma preventiva. A reunião foi realizada na 3ª Companhia do 26ª Batalhão da Polícia Militar e reuniu cerca de 50 pessoas, entre elas estavam, representando o Poder Executivo Municipal, o Vice Prefeito Gilmar Marco Pereira, além das Secretárias de Educação e Assistência Social, Evanilda Corrêa e Celina Manfrói Cassiano.

Também estiveram representados na ocasião o Poder Judiciário, com a presença de Juízes e Promotores; o Poder Legislativo, com a presença de Vereadores; Diretores de Escolas e Entidades; órgãos municipais e membros do Conselho Tutelar. Estes, farão parte da “Patrulha Escolar” que integra o Programa Rede de Segurança Escolar.

Com 9 anos de atuação pela Polícia Militar, Cabo Pacheco será o responsável pela “Patrulha Escolar” em Campos Novos. Após quase uma década de atuação na rua, fazendo valer a lei, o desafio passa a ser trabalhar com programas preventivos. “A ideia é procurar ser uma referência positiva para os estudantes, não que eles precisem temer a PM, pretendemos quebrar o tabu que o Policial é o Vilão. O principal objetivo da Rede é trabalharmos juntos a fim de restaurar o respeito e a posição do professor como mestre e, recuperar as famílias”, afirma Pacheco.

Neste primeiro momento o Programa será destinado às turmas do 5º e 6º ano, das escolas do perímetro urbano do município. Nenhuma unidade escolar é obrigada a receber o projeto, embora fique claro, que o objetivo não seja implementar o regime militar na escola, e sim, dividir o peso das responsabilidades e através da disciplina resolver os problemas da comunidade escolar.

De acordo com o Cabo Pacheco serão realizadas visitas nas escolas, vistorias e palestras. O policiamento também estará presente no entorno das unidades escolares e será criado um canal próprio de Interação, através do App WhatsApp. “Com estas medidas teremos mais proximidade com a unidade escolar, assim iremos identificar as situações de vulnerabilidade e coibir problemas como briga de alunos e o tráfico no interior da escola”, explicou.

O Vice Prefeito, Gilmar Marco Pereira também foi convidado a falar na ocasião. Sargento da Reserva da Polícia Miliar, Marco, trabalhou durante 17 anos no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), e pela experiência vivida salientou a importância no trabalho em equipe. “Fico feliz em ver a união de todos, é possível fazer em parceria, em rede, quando as pessoas se engajam, juntos somos fortalecidos”, definiu o Vice Prefeito.