---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Samae
SAMAE promove ações que visam minimizar transtornos causados pelo Coronavírus

Publicado em 25/03/2020 às 20:35 - Atualizado em 25/03/2020 às 20:36

Além do temor pelo aumento nos números de casos em todo o Brasil do COVID-19, o novo Coronavírus, em Campos Novos as preocupações se dividem com o longo período de estiagem, o que põe em risco o abastecimento de água potável no município. Diante destas situações, o SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) está trabalhando com ações que visam minimizar os prejuízos que a população deve sofrer.

 

Nesta semana, o SAMAE lançou três medidas temporárias em prol da população camponovense. A título de esclarecimento, o Diretor do SAMAE, Sr. Alexandre Kunen, explica de qual forma elas serão aplicadas.

 

Ação nº 1 - Suspender o corte por 60 dias

 

“A suspenção do corte por 60 dias por falta de pagamento é uma medida que busca dar prazo para que as pessoas que atrasaram ou deixaram de pagar a sua fatura, consigam o recurso necessário. Não significa que as pessoas podem ficar 60 dias sem efetuar o pagamento. É um fôlego para que, quando angariarem recursos para a quitação das mesmas, assim devem proceder, colocando em dia suas faturas! 

 

Ação nº 2 - Faturas com vencimentos após 20/03/2020, isenção de multas e juros até o retorno da rede bancária

 

“O Samae possui 04 datas de vencimentos, 10, 15, 20 e 25. Estamos seguindo como base o decreto do dia 18 de março, ou seja, para as faturas com vencimento do dia 20/03 em diante, já não havia mais rede bancária disponível para efetuar o pagamento. E usando o bom senso, é injusto cobrar multa e juros de quem não tem onde pagar. Portanto essa medida vale para as faturas com vencimento do dia 20 de março em diante. Assim que a rede bancária retorne às atividades normais, os pagamentos devem ser realizados”

 

Ação nº 3 – Para os beneficiários do Bolsa Família será lançado em sua fatura de água o benefício da Tarifa Social, ou seja, redução de 50% no valor da fatura, válido para os próximos 90 dias.

 

“A tarifa social é para os beneficiários do Bolsa Família que consomem até 15 m³ de água, a partir deste consumo é praticada a tarifa normal. Estamos lançando esse benefício na fatura destes beneficiários, para próximos 90 dias, e quando retornarmos às atividades normais, as pessoas devem vir até o Samae, com cópia do comprovante do Bolsa Família, mais o documento de Identidade e CPF, e uma fatura de água e assinar o requerimento de solicitação deste benefício da Tarifa Social, garantindo assim a continuidade deste em sua fatura”